Listras


Pra quem acompanha as vitrines ou sites de moda com frequência notou que a queridinha fashion do momento são as listras. As tradicionais "cor-sim-cor-não" em diversos estilos (horizontal, vertical, grossas ou finas) dão o toque moderninho para o look. E engana-se quem pensa que as listras são apenas listras. Aliás, é por isso que eu amo a moda. Nada na moda é só roupa. A moda tem histórias e significados profundos que sempre valem a pena conhecer. Lendo o livro O Pano do Diabo, reforça mais ainda que a história do vestuário é complexa e carregada de símbolos que são reconhecidos até os dias de hoje.

As listras eram estampadas nos uniformes dos presos (por exemplo o filme O Menino do Pijama Listrado). As pessoas que vestiam roupas listradas eram vistas como indigna e eram tratadas à margem da sociedade. Carregadas de um forte significado, até hoje a fantasia do presidiários são listradas. Também ajudam na caracterização de máfias e gangues em cinemas, novelas e teatros. As listram dão uma uma ideia de grade e cadeia. Os códigos de barra que seguem esse padrão de listras como forma de qualificar, enquadrar e identificar algo. 

Também estão presentes nas bandeiras dos EUA e França já por outro ideal. Aqui já são caracterizadas pela rebeldia (no sentindo revolucionário), as listras estampam algumas bandeiras de países como forma de atenção. Padrão que ficou famoso entre artistas revolucionários, representando a busca pela liberdade.

Famosas pelo estilo Navy, que entre uma temporada e outra, está presente nas passarelas. Marca registrada também do estilista francês Jean Paul Gaultier com as famosas listras azul e branco.


E hoje, para todos os gostos, em várias combinações de cores e formas, as listras são o must have da vez. A estampa que já foi o uniforme de excluídos da sociedade e hoje é peça desejo dos fashionistas. Provando que a moda é cheia de mistérios e passados, e que um dia é in e no outro é out. E o Tá Descombinando entrou na linha e separou alguns looks da criadora do blog Luisa Bicalito e da nossa parceira Rayssa Ribeiro mostrando algumas possibilidades de usar as listras.

Rayssa Ribeiro | Rayssa Ribeiro | Luisa Bicalito | Rayssa Ribeiro 

No primeiro look a Ray apostou numa linha mais descontraída e casual e então optou por listras mais finas (com destaques ao preto) e investiu em um jeans detonadinho, sandália birken e usou um colar para completar o look. Já no segundo ela investiu nas listras mais grossas com mais atitude, um colete tricot branco, saia jeans e botinha. A Luisa apostou no mix de estampa. Misturou as listras com a estampa abstrata do kimoninho, optou por um jeans claro e nos pés seguiu a paleta de cor e foi para o magenta. No último look, a Rayssa mistura as listras com uma camisa-vestido mais shortinho sport, botinha azul e completando com a bolsa estampando a Frida Khalo. 

E você, que tal apostar nas listras? 



Tecnologia do Blogger.