Guia para calouros de Moda 1

Para os estudantes, o ano começa depois do carnaval, certo? Então, preparei algumas dicas legais para o  começo das aulas: um guia especial para os futuros universitários de moda. Minha primeira experiência na faculdade foi em 2012, quando entrei na UFRRJ. Aguentei quatro longos e amargos períodos. Em 2014, larguei tudo e me matriculei na UVA para Design de Moda. 

Se você ainda tá na dúvida se Moda é curso certo pra você, a minha dica é: Relaxa! Leia e pesquise bastante sobre todas as áreas que você tenha interesse. Como é a faculdade, a grade curricular, o mercado, se há oportunidades, quais são seus objetivos, tente conversar com alguém que cursa/já cursou/trabalha/trabalhou na área. Informe-se. Vale buscar também cursinhos. Que tal um curso de um mês sobre Produção de Moda ou Marketing? 

"Tenho certeza que é Moda mas preciso saber desenhar/costurar/se vestir bem?" Não. Definitivamente, não! Claro que quem já sabe desenhar e costurar, vai se dar super bem na hora de realizar os trabalhos e projetos. Mas têm disciplinas que vão te ensinar como: Desenho de Observação, Desenho da Figura Humana, Desenho Artístico, Ilustração de Moda, Atelier de Costura, Modelagem, Moulage... Em relação ao "se vestir bem", esquece isso! Cursos de moda voltado ao design, não te ensinarão como combinar roupas, como ser styling. Se você quer aprender isso, procure um cursinho de consultor de imagem.



Tenha em mente que sua rotina vai mudar completamente. Nada de moleza! Se não mudar, é porque você não estará se dedicando o suficiente. São trabalhos práticos, muitos desenhos, muitos projetos e pouco tempo para deixá-los prontos e lindos no tempo. É preciso ter responsabilidade, criatividade e organizar bem seu tempo. E fique aberto para experimentar o que cada disciplina tem para oferecer. Você vai perceber que há muita coisa para se fazer com moda, além da parte do desenvolvimento da coleção. Ilustração para as mãos boas para desenho, Modelagem para as que gostam de colocar a mão na massa, Projetos para as criativas, Fotografia, História da Moda, Jornalismo, Gestão de Design, Marketing, Estamparia... É um curso cheio de surpresas, multidisciplinar e que envolve muita paixão e garra

Não faça Moda só por você achar que "eu me visto bem", "tenho um blog de moda", "odiava toda as matérias da escola e moda é a única que não precisa disso" (sim, ouço muito essa justificativa!). Por favor, não diminuam nossos estudos! Se engana quem pensa isso. Precisa ter uma base sobre química para entender mais sobre a matéria-prima, o tecido. Para estampar, para saber como aplicar tingimento, em que peça será usada, em que ocasião. Noção de matemática para a gestão do escritório, para os cálculos da modelagem. Português para nossas pesquisas, ciências para criar uma moda consciente... Enfim, o curso de moda não é brincar de se vestir.



Nosso primeiro guia termina aqui. Em breve, teremos a parte II. Vai cursar Moda? Conta pra mim nos comentários. Qualquer dúvida, me ache nas redes sociais. ;)

Tecnologia do Blogger.